Como fazer referência de artigo científico conforme a ABNT

Citação Direta TCC: normas ABNT, como fazer, exemplos e sugestões


Escreva o título do trabalho. Apenas a primeira palavra deve estar em letras maiúsculas, e depois coloque o título em itálico. Se o artigo possuir um subtítulo, escreva o título primeiro e coloque dois pontos. Depois do sinal, digite o subtítulo com a primeira letra em maiúsculo. Coloque um ponto depois do título e do subtítulo. No caso do corpo do texto, há duas formas diferentes de citar artigo de lei, sendo elas: direta e indireta. Considerando esses dois casos, daremos alguns exemplos de como citar artigo de lei no corpo do texto, levando em conta ainda o âmbito federal, estadual e municipal. Confira os exemplos: Estes artigos podem ser importantes para revelar à academia novos conhecimentos, que podem contribuir significativamente para a expansão do conhecimento e para a inovação. Já pensou ser citado por alguém em uma futura obra, por meio de um APUD? Seria bacana, não?




Sendo assim, você não copiará a lei originalmente, mas mencionará a lei para complementar o argumento. Veja os exemplos a seguir: Na citação direta, diferentemente do que ocorre na citação indireta, o autor apresenta com, exatamente as mesmas palavras, a fala de outrem. A transcrição pode ser de qualquer tamanho (teoricamente). Existem algumas maneiras pelas quais se pode fazer a referência de uma citação com intermédio. Vamos utilizar o seguinte trecho, encontrado na obra de Nardi (1993, p. 94)) e que cita uma outra obra, para ilustrar essas possibilidades: O texto deve mesclar partes com a citação direta e a citação indireta. Desta forma, apresenta-se a pesquisa, sem cansar o leitor. Além disso, por meio da citação, o plágio é evitado desde que seja realizada de maneira adequada. Depois de ler um artigo científico, crie um cabeçalho com título e subtítulo da obra. Anote as referências bibliográficas em seguida. Por fim, no corpo da ficha, transcreva as citações que você pretende usar, bem como uma apreciação crítica da obra. Artigos ainda não publicados que você está usando para um trabalho, seja porque estão em processo de publicação, foram submetidos para um editor e estão esperando uma resposta ou ainda não foram submetidos para edição, requerem variações na maneira como são citados.


Muitos estudantes recorrem a esse meio de publicação para dar os primeiros passos na vida acadêmica. No entanto, é recomendável que seja uma transcrição relativamente pequena. Algumas linhas devem ser suficientes para apresentar o seu ponto de vista sobre aquela temática. Assim indica o bom senso. Por sua vez, no caso da citação com mais de três linhas, a referência virá evidenciada no fim do texto. Não deve apresentar aspas e deve ter uma formatação diferenciada. Vamos observar melhor essa parte, abaixo. Alguns termos podem ser utilizados para modular os efeitos de uma citação. São as supressões, interpolações, negritos e itálicos. Estes itens são chamados de recursos gráficos e servem para ser a ênfase ou para descartar determinados trechos da citação. Obs: neste exemplo, a jurisdição estadual é dada como São Paulo. Como a cidade de São Paulo possui o mesmo nome que o estado, ao incluir a jurisdição é importante colocar entre parênteses se é Estado ou cidade. Se a lei for municipal, utilize a sigla para identificar a jurisdição. Nessa modalidade de citação você deverá parafrasear a lei com suas palavras.


Como fazer referência de artigo científico ABNT?

A citação ainda assim é necessária, mas algumas informações são ajustadas na bibliografia. O artigo científico é uma publicação muito utilizada no processo de pesquisa bibliográfica. Ao recorrer a esse tipo de material, o aluno tem acesso a uma investigação confiável, que foi corrigido por mestres e doutores antes de ser publicado numa revista científica. Inclua o ano em que o trabalho não publicado foi escrito, seguido por um ponto. Para artigos não publicados que estão em processo de publicação, ao invés da data, escreva as palavras "em publicação", para demonstrar que mesmo que ainda não tenha sido, em breve será um trabalho publicado. Indica-se apenas o sobrenome e prenome do primeiro autor, seguido pela expressão et al. (= e outros) sempre em itálico. É uma dica para facilitar o trabalho, mas a norma NBR 6023 atualizada diz que convém indicar todos. Hoje em dia, existem ferramentas digitais que facilitam a formatação de referências nas normas da ABNT. O GORB, mecanismo criado pelo Via Carreira, tem uma seção exclusiva para referência de artigo científico publicado em periódico.


Como fazer citação de artigo cientifico - Além disso, o autor deve produzir os textos de maneira a apresentar um conteúdo que seja novo no universo acadêmico, servindo como um diferencial. E compreendendo as regras da ABNT, para que o texto seja apresentado adequadamente na academia.


Na verdade, isso é bastante opcional. Mas também é verdade que mencionar dados oficiais da lei para embasar argumentos torna o seu trabalho ainda mais sério e objetivo. Veja como citar uma Lei no seu trabalho Alguns autores de metodologia científica não recomendam a utilização do APUD. Estes consideram que a citação da citação acaba revelando defeitos do autor. Por exemplo, há pessoas que consideram que o uso do APUD pode ser visto como um sinal de preguiça, por parte do autor. Na citação direta, a lei deve ser copiada como de origem para o trabalho. Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal. No caso da jurisdição, é importante que você utilize o nome do local de aplicação da lei. Veja um exemplo: Na referência, é fundamental mencionar o nome do evento acadêmico, precedido do termo In: (em itálico), nome da instituição realizadora, edição, ano e cidade. Após informar a cidade, é necessário incluir a indicação Anais, disponibilizar o endereço eletrônico e a data de acesso. Veja um exemplo: Nem sempre o artigo é publicado em um periódico. Em alguns casos, ele faz parte dos anais eletrônicos de eventos, como um congresso.


Projeto Acadêmico estimula seu resultado no trabalho de conclusão de curso. Nossa equipe te dá todas as coordenadas para a sua atividade ser perfeita e obter a nota máxima. São vários artigos disponibilizados, com informações essenciais para um bom resultado. A ABNT classifica o artigo científico como uma publicação periódica no documento da NBR 6023: 2018. A referência bibliográfica segue praticamente as mesmas regras de matérias jornalísticas, reportagens e editoriais. De acordo com Gough (1972, p. 59), conforme citado por Nardi (1993, p. 94), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear. Escrever artigos científicos pode ser muito mais interessante e fácil do que parece. Por meio deste guia, ensinaremos como elaborar artigos de qualidade, de maneira prática e dinâmica, seguindo as normas da citação ABNT, utilizando citação direta e indireta, para a produção de APUD. Não é porque você estuda direito ou qualquer outra área jurídica que todos os seus trabalhos acadêmicos devem ter citações de lei.


como fazer citação de artigo cientifico


O Via Carreira é um portal que facilita o planejamento da carreira, com informações sobre formação, trabalhos acadêmicos e busca por emprego. Também temos conteúdos sobre empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Além disso, o seu texto deve estar com recuo de 4 centímetros, com relação à margem esquerda. Esse tipo de citação não deve ser colocado entre aspas. Atenção: deve ser criado um parágrafo especial para esse tipo de citação, diferentemente do que ocorre com a citação curta. Na hora de referenciar um artigo científico, o estudante pode se deparar com situações específicas, como a ausência de informações. Assista ao vídeo a seguir e aprenda a fazer referência bibliográfica de artigo científico que não tem ano, volume e página: Estes artigos têm como objetivo estimular o aluno a produção acadêmica, estabelecendo as vantagens de trabalhos acadêmicos de qualidade e os benefícios que estes trabalhos podem oferecer para o futuro da sua carreira.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem