Para fazer esse exame, o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se, após ingestão deste líquido, não ocorrer um aumento da quantidade de açúcar no sangue, pode significar que a lactose não está a ser partida, não havendo absorção de açúcar para a corrente sanguínea, e poderá falar-se de intolerância à lactose.
Exame Genético:este é um exame novo, que promete ser a melhor forma de diagnosticar a intolerância à lactose pois é rápido e não produz sintomas desagradáveis como no caso do exame de ingestão de lactose. O paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, colhe amostras de sangue para medir os níveis de glicose, que permanecem inalterados nos portadores do distúrbio. Caso exista intolerância, esses valores devem se manter semelhantes em todas as amostras ou aumentar muito lentamente.
Para diagnosticar la intolerancia a la lactosa, el médico le preguntará al paciente sobre sus síntomas, su historia clínica y familiar, y sus hábitos alimenticios. Em pessoas sadias, a lactose é quebrada em glicose e galactose, sendo reabsorvida pelo intestino e lançada na corrente sanguínea. O segundo considera o nível de hidrogênio eliminado na expiração depois de o paciente ter ingerido doses altas de lactose e o terceiro leva em conta a.
Para se preparar para o teste respiratório de intolerância à lactose, é preciso fazer jejum de 12 horas, evitar medicamentos como antibióticos e laxantes 2 semanas antes do exame, e evitar alimentos como leite, feijão, macarrão e verduras no dia anterior ao teste Exame de intolerancia a lactose efeitos colaterais
Destes, cerca de 52 são amido (presente em cereais, arroz e batatas), 37 são sacarose (presente no açúcar comum), 5 são lactose (presente no leite e seus derivados) e 3 são frutose (presentes nas frutas e no mel)
É importante que o paciente aumente a ingestão de outras fontes de cálcio, além do leite, para manter sua saúde óssea e muscular. Existem vários produtos capazes de auxiliar a digestão da lactose, diminuindo a irritação gastrintestinal e permitindo uma escolha mais ampla dos alimentos. Neste exame a pessoa bebe uma solução de lactose concentrada e depois recolhe várias amostras de sangue ao longo do tempo para avaliara variação dos níveis de glicose no sangue. Intolerância à lactose é uma condição em que a pessoa manifesta sintomas por não conseguir digerir corretamente a lactose, um açúcar presente nos lacticínios.